Você já ouviu um psicopata? ouça aqui: clips de entrevistas de Guilherme de Pádua

A psiquiatria define o psicopata como aquele indivíduo  incapaz de sentir empatia por outro ser humano. Ele pode fingir sentimentos, mas não sente verdadeiramente, nem afeto, nem culpa, nem remorso pelo mal que cause às outras pessoas. Para ele, as outras pessoas são só um meio para atingir seus objetivos. Exibicionistas, mentirosos, narcisistas, manipuladores,estão sempre flertando com o perigo, e encontram seu prazer maior nesse jogo de enganar, em que reduzem seus semelhantes a peças de um tabuleira.

Só eles, só os psicopatas são capazes de emboscar uma colega de trabalho, apunhalar 18 vezes, atirar seu corpo num matagal, ir consolar a família de sua vítima e ainda se acreditarem perseguidos, quando cobrados pelos seus atos! só eles são capazes de falar de um assassinato que cometeram com a leveza que você vê aqui: como se fosse nada!


no programa Fantástico:

Carla Daniel conta, no processo, que  na madrugada do crime ligou para Guilherme de Pádua dando a notícia, achando que ele não sabia! . Carla estava  angustiada, em pânico, sem conseguir processar que aquilo tivesse acontecido mesmo. Contou. E sabem o que Guilherme de Pádua respondeu a ela?

-como é fica a gravação amanhã? e o roteiro?

Nem sequer conseguiu fingir comiseração. A única coisa que procurava saber é se seu papel estava garantido!

Quando Raul entrou lá em casa aflito, porque Dany não havia chegado ao ensaio, minha primeira providencia foi ligar  para o Caco, diretor da novela, na esperança de que tivessem feito intervalo nas gravações para a equipe jantar. Mas Caco informou que a gravação tinha acabado mesmo, e que viu  a Dany saindo do estudio. Marilu Bueno e Guilherme de Padua caminhavam com ela. Ligamos pra Marilu e o telefone não atendia. Raul pegou meu carro e foi até a casa dela com o Rodrigo, e enquanto meu pai ligava para a policia rodoviária, para saber se tinha acontecido algum acidente na área, eu ligava para o Caco outra vez, para pedir o telefone de Guilherme de Pádua.

O assassino atendeu com a voz mais normal desse mundo. Falei que estava muito preocupada, Dany tinha saído do estúdio para o ensaio e ainda não tinha chegado. Ele respondeu com leveza:

Se preocupa não, Gloria. Vai ver que ela foi visitar uma amiga”  Amiga? perguntei! que amiga? ela telefonou para o ensaio dizendo que estava a caminho e ia visitar amiga? estranhei  e perguntei a ele: porque você diz isso? ela falou pra você que ia visitar alguma amiga? E o cinico: “não, mas pode ter ido. Não se preocupa não, Gloria. Daqui a pouco ela chega aí. Me avisa quando ela chegar, vou ficar preocupado

Aquela conversa sem propósito, numa momento em que tinha pressa em obter alguma informação, me irritou. Fui seca e rápida: voce viu ela sair da Tycon? E ele: “não, eu sai antes, quando eu sai ela estava com a Marilu e um grupo de fãs, dando autógrafo”.

Logo depois, o Raul liga aos gritos da delegacia: haviam encontrado o carro de Dany e ele  entendeu que ela  havia sido sequestrada.  Antes de voar para a 16a, lembrei da referencia que Guilherme de Pádua havia feito ao “grupo de fãs” e resolvi lfalar com ele de novo. Se era um sequestro, esse grupo de fãs podia ser uma indicação para a polícia. Liguei. Ele atendeu. Despejei, angustiada:

Guilherme, pelo amor de Deus, aconteceu alguma coisa com a minha filha, encontraram o carro dela num matagal

Ele cortou minhas palavras dizendo de maneira incisiva: –ela saiu sozinha

Nem um espanto, nenhuma pergunta: onde? que lugar é esse? nenhuma demonstração de surpresa! nada!  Na minha aflição, não juntei, no momento, o dois mais dois. Era a típica frase e postura de quem estava se defendendo.  Não processei rápido. E como ele não sabia dizer mais nada sobre os tais fãs, apenas que estavam num ônibus,  vi que perdia tempo e corri  para a delegacia, no carro do Nilson Ramam (da Montenegro e Ramam), que estava lá em casa e assistiu aos dois telefonemas.

A caminho, aquelas afirmações contraditórias de Guilherme de Pádua me incomodavam: começou dizendo que saiu  primeiro, depois que Dany tinha saído primeiro. Liguei do celular para a coreografa Sandra e pedi a ela que tornasse a falar com Guilherme e tentasse ver o que mais ele podia dizer do grupo de fãs. Quantos eram, que tipo de pessoas, essas coisas todas.

Descobrimos depois, fazendo um apelo pela imprensa para que os fãs se apresentassem, que se tratavam apenas de duas crianças acompanhadas de um motorista.

Tudo o que Guilherme de Pádua queria era ficar impune. Escute o que ele diz, em entrevistas no presídio de Água Santa:

 

 

 

Aqui, um show de cinismo! ele discorda da pronúncia. Sente-se injustiçado, acha que o crime nem deveria ter ido a julgamento. Deixa bem claro o porque e as vantagens da versão que atribui o crime aos “ciúmes de Paula” : a redução da pena. Escute:

A reporter pergunta: e se matassem seu filho? alguém da sua família?

, , , ,

192 Responses to Você já ouviu um psicopata? ouça aqui: clips de entrevistas de Guilherme de Pádua

  1. Palewa Merçon 13/06/2011 at 9:25 pm #

    Mas será que a Glória debateria esse tema numa novela mesmo? Eu ia adorar, acho importante e necessário. Só que, infelizmente, a igreja tem peso no nosso país. Não sei como os religiosos reagiriam e entenderiam tudo isso. Esse povo costuma ser conservador demais e cheios de lições de moral.
    Não vê aí no caso dos homossexuais? Está lá a igreja querendo se impor e vetar os direitos dos gays de qualquer jeito. É uma sandice e hipocrisia tudo isso. Fico indignadíssima! Eles querem protestar por liberdade de pensamento, mas não respeitam o direito dos gays de terem a escolha sexual que preferirem, e só pq está escrito na merda da biblia que é pecado. Ora! Eu nao acredito na biblia, se quisesse virar lésbica teria que aturar esses religiosos querendo me julgar por que motivo, então? Eu hein. Onde a Constituição é respeitada quando diz que somos um Estado laico (sem religião oficial)?
    Seria um tema muito bacana mesmo a ser debatido numa novela, porém não sei se a Glória ou algum outro autor (a) de novelas teria coragem de debater um tema tão polêmico, pois já posso imaginar a reação de muitos fanáticos e histéricos como o tal pastor Malafaia. E seriam bem capaz de acusar a Glória de ser herege e de estar atacando a igreja porque o assassino da filha dela é evangelico. Não duvido de nada vindo desse meio, gente. Até uma excomungação do(a) novelista não me surpreenderia! rsrsrsrs

  2. Anna Carolina Veiga (Carolzinha) 13/06/2011 at 7:43 pm #

    É um verme, não presta, tentou se aproximar da garota só pra se dar bem, por ela ser filha da autora, pra usar, manipular, foi contrariado e matou a moça, com ódio, crueldade, Glória, eu tinha 6 anos quando este crime horrível aconteceu e marcou demais a minha infância.
    Além das atitudes e declarações nojentas ao longo desses anos de que tive notícia, ainda tive o desprazer de ver esse cara no programa do sr. Ratinho, se gabando, brincando e cheio de piadinha, ainda falou que ele sofre pq “tá vivo e morto não sente dor”. É, a Daniella que o diga. Se ele falou isso pra dar indireta de que a Danye não sofre mais pq está morta e portanto ele tem que ser esquecido, coitado dele, ela poderia estar vivinha e quem a ama sofre e sofrerá pra sempre por causa da ruindade dele, e ela não sente mais nada por causa dele, não pode mais nada por causa desse canalha.
    Eu estou postando no blog, pq eu estava vendo vídeos antigos no youtube e aí apareceu indicados vídeos da época da morte da Daniella, então eu fiquei curiosa e procurei achar vc e dizer que te admiro e solidarizo. e eu fico possessa quando falam que vc tem que parar de ter rancor e que a vida do G.P. foi restaurada em Cristo, e a vida da Daniella foi restaurada em que? Porra, pq esse cara não pensou em Jesus quando estava com a faca na mão?depois da merda feita é fácil, sempre é assim, todos cometemos erros, mas um erro que pode ser consertado é bem diferente de espancar e esfaquear até a morte alguém.
    Uma vez, faz tempo, debati isso em um blog, coloquei pra se colocarem no lugar da família da vítima, aí a pessoa colocou pra mim ‘e se o assassino fosse da minha família, eu ia querer que ele ficasse ao máximo na cadeia?’ então eu respondi o que vou colocar aqui, que eu tenho um assassino na minha família, e eu tenho vergonha e quero que ele pague, é meu tio, irmão caçula da minha mãe, que foi preso e julgado por ter matado e esposa dele pra ficar com ações dela, um rolo danado. e não acho que ele seja coitadinho, acreditamos até que seja um psicopata mesmo, ele foi frio e covarde.
    O que muitos fanáticos não entendem é que mesmo que G.P. estivesse arrependido, o que dá pra ver que não é o caso, no Ratinho o vi desdenhando , debochando e prepotente ao extremo, mesmo que estivesse arrependido, não significa que o que ele fez não existe mais, a DP perdeu a vida nas mãos dele e da ex, e sua família, está ‘desfalcada’ e o pavor que a D.P. sentiu diante dele e da ex naquela noite não conta.
    Sei que sua dor é para sempre, mas vc a supera todos os dias de cabeça erguida, meus sinceros sentimentos;

    Carol.

  3. Irene Ribeiro 13/06/2011 at 6:09 pm #

    Ahhhh eu tbm achei mt boa a idéia do Leonardo, seria um tema muito bacana mesmo a se debater, importante, seria ótimo, eu apóio essa idéia. Beijos.

  4. Palewa Merçon 05/06/2011 at 6:19 am #

    Leonardo, boa a sua idéia da Glória falar de religiões e ateísmo numa novela. Seria interessante. Até para conscientizar mais as pessoas de que nós, ateus, somos normais. E não maus pq negamos a existencia de deuses. Seria uma oportunidade de divulgar porque perdemos a fé. Concordo que nao é para divulgar o ateísmo em si, mas para cortar o preconceito em relação ao ateísmo e o agnosticismo. Isso tem que acabar! Há muita inversão de valores e hipocrisia em religiões tambem e ninguem fala nada!

  5. Carla Antero 30/05/2011 at 12:58 pm #

    [Nojentas essas declarações, e ainda acham que uma peste dessa muda…] [2]

    Glória eu adorei este blog e também o seu blog pessoal, me admiro com sua força, garra e determinação, vc não caiu, não esmoreceu, claro que faço idéia, apenas idéia do que sente, afinal, só vc sabe de fato a sua dor, imagino as vezes que deve chorar em silêncio revendo pertences da sua filha, eu como mãe penso que com certeza é a pior coisa do mundo. Como eu citei no seu blog, eu tinha 17 anos quando a Daniella morreu. Olha,, foi muito chocante e brutal pra mim, eu estava grávida de 2 meses e mexeu demais comigo, eu chorava muito, ficava com aquilo na cabeça o dia todo, eu ficava pensando em relação ao meu filho, e eu não consigo entender como a Paula, grávida, teve coragem de fazer um troço desse, isso é absurdo se estando grávida ou não, mas imagina ela, carregando um filho e tirando a filha de uma outra pessoa, isso é monstruoso. Esses dois não mereciam a liberdade, não pagaram nada perto do que fizeram. E ele, sempre tenta dizer que foi prejudicado devido sua influência, cara eu só queria saber em que ele foi prejudicado, pq ele cumpriu menos de 7 anos e ainda acha que sua influência o prejudicou?! Tá, deve ser péssimo ficar quase 7 anos na cadeia né?! Mas isso foi escolha DELE. Claro, ele não queria ser preso né, mas escolheu matar e não teve sorte pois o Dr. Hugo apareceu pra estragar a impunidade que ele queria. O fato é que sua “influência” não fez com que ele e sua cúmplice apodrecesse na cadeia, vc sofreu vendo os assassinos da sua filha saindo da cadeia antes do tempo como muitos pais e mães por aí sofrem, vc em nada foi privilegiada por ser “influente”. E sobre a super exposição do caso, ele queria o que?! Daniella e ele famosos, atores da novela das 20h, vc escritora de novela, ele queria que não tivesse repercurssão esse crime brutal, que ninguém ficasse sabendo ou desse importância?! Ah me poupa né.
    O que eu admiro em vc tb além da força, ousadia e coragem de lutar por justiça pra sua filha,e seu talento tabem que admiro demais, eu admiro vc se importar com a dor alheia, vc não pensa só em vc, só na sua dor, à época vc criou a emenda, botou pra circular, e isso não atingiu os assassinos da sua filha e vc sabia disso já que a lei não retroage, além de tudo, vejo no seu blog pessoal postagens sobre o caso Sandra Gomide, Elisa Samúdio, entre outros. Claro, a sua dor é única, exclusivamente sua, de uma maneira diferenciada, mas vc se importa com a dor alheia. Isso faz de vc mais especial ainda.
    Querida, eu não tenho palavras pra dizer o que vc significa pra mim, tamanha admiração que tenho por sua pessoa, só te digo que vc é um ser humano especial, e se Daniella saiu de vc, ela só poderia ser especial também. Desejo-lhe tudo de melhor, saúde para vc, para seus ente queridos, que vc ainda possa sorrir sempre muito e muito.

  6. Leonardo Batista 24/05/2011 at 4:49 pm #

    Nojentas essas declarações, e ainda acham que uma peste dessa muda…
    Eu estava lendo que tem vários ateus no blog, eu sou ateu Glória e gostaria de sugerir que coloque em alguma novela sua um ateu, mas não digo pra incentivar o ateísmo e sim, mostrar que um ateu pode ser uma pessoa comum, com defeitos e qualidades, com sentimentos, com princípios, e também pessoas de diversas religiões, humanos que apenas fizeram escolhar entre religiões e entre o ateísmo, para mostrar que a maldade independe de religião. Assim, acabariam certos preconceitos.
    Vc é a mulher mais inteligente de que tenho notícia, sei que saberia levar isso.
    Abração, cuide-se!!!

  7. Helena Andrade 02/05/2011 at 3:23 pm #

    Oi Glória querida, pelo meu e-mail acho que deves perceber que sou evangélica, porém eu não sou “abilolada” e sou contra fé sem consciência, respeito também todos inclusive ateus mesmo não concordando com eles. Acho também que o caso da morte da sua filha não merece perdão, eu vejo essa questão de matar de uma forma diferente, não acredito que matar seja o mesmo que roubar uma manteiga em um supermercado, ambos são errados óbvio, mas matar destrói muito mais, destrói a vida a vítima e familiares da vítima e assassino(s). Principalmente a família da vítima e a própria vítima.
    Querida, que seu coração seja sempre confortado pelo amor do seu filho Rodrigo, seus netos e todos aqueles que te amam muito.

    Beijos de sua fã, Helena.

  8. Gabriel Ribeiro Filho 02/05/2011 at 1:06 pm #

    Vi pelo blog e principalmente neste post, comentários de algumas pessoas que não acreditam em deus, e eu me incluo nessas, por essas coisas não acredito, não mais, pessoas nascem já 100% ruins, pessoas inocentes morrem brutalmente, famílias são dilaceradas sem necessidade, respeito quem acredita mas para mim é difícil acreditar que algo ou alguém nos protege, debato muito isso com a minha irmã Irene, ela ainda é dividida eu não, eu já tenho minha opinião.

    Abraço;

    Gabriel.

  9. Fred Torres 19/04/2011 at 6:44 pm #

    Caraca, sem palavras, dá é muita raiva de um troço desse, desdenhando da vida alheia que ele tirou com tanta brutalidade. Realmente esse mundo é muito injusto, tudo ao contrário, tudo errado, tudo torto. E ainda vem gente dizer que “tadinho perdoa ele”. Pow isso cansa.

    Abs Glória e muita força sempre pra seguir adiante, só pessoas sem bom senso ficam do lado de um ser como G.P. e a ex invejosa P.Thomas, que matou sua filha por um capricho de menina mimada e ruim. Porque nem toda menina mimada mata, agora se junta mimo e ruindade, aí pobre de quem for a vítima de seus caprichos nojentos. Repúdio total por seres assim.

  10. Yasmin Villefort 30/03/2011 at 2:20 pm #

    Adoro debates, mesmo que eu não esteja participando. Tava sentindo falta disso =]
    Eu já li o livro da Mentes Perigosas e tbm vou ler esse “A Máscara da Justiça”. Tem um livro que eu li e recomendo, “Meu Vizinho é um psicopata”, de Martha Stout(psicóloga). Muiitoo boom

  11. Megg 29/03/2011 at 9:54 pm #

    Nossa, eu idem à Kelly, em relação a não entrar a tanto tempo, li alguns poucos comentários, ainda pretendo ler todos.
    Glória, eu não consigo esquecer o crime contra a Dani, eu me choco a todo o tempo com os mais diversos crimes, mas o da Dani me marcou de uma tal maneira, aliás, marcou a todos nós, principalmente à nós que acompanhamos tudo e no meu caso, eu era uma criança ainda e isso me marcou demais.
    Bom, quero recomendar aqui um livro muito bom sobre psicopatia, além do da Dr. Ana Beatriz que tbm já li, PSICOPATIA – A MÁSCARA DA JUSTIÇA, é um livro muito bem detalhado, explicado, excelente, vale muito a pena.

    Abraços.

  12. Kelly Cristina Leal 29/03/2011 at 4:57 am #

    Ixi fiquei alguns dias sem entrar e agora vejo que o debate rendeu, enriqueceu e cresceu…rs
    Palewa pensa muito parecido comigo em relação a esse tema.

    Bjks a todos.

  13. indira 24/03/2011 at 7:42 pm #

    Concordo com a Nice.É nesse Deus que eu tambem acredito!

  14. Nice Vianna 24/03/2011 at 6:11 pm #

    Parece que debate se encerrou, mas lendo os comentários, deu-me um ímpeto de comentar, concordo em partes com todos os comentários, pois creio em Deus, mas só não creio no Deus da forma retratada na bíblia nem creio fielmente em tudo escrito na bíblia. Creio em Deus como a mãe-natureza, o mar, a terra, o fogo, o ar, a vida que existe em cada ser vivo…

    Forte abraço queridos e queridas.

  15. Palewa Merçon 21/03/2011 at 8:18 pm #

    Quanto ao Cristianismo Polyana, o que não gosto é desse tipo de “cristão”:

    http://ateusatentos.blogspot.com/2011/03/para-pastor-ateu-e-perigoso-mata-rouba.html

    “Só quem acredita em deus pode chegar pra frente. Quem não acredita em deus pode ir pra bem longe de mim. A pessoa que não acredita em deus, ela é perigosa. Ela mata, rouba e destroi. O ser humano que não acredita em deus atrapalha qualquer um. Mas quem acredita em deus tá perto da felicidade.” – AFFFFF, sem comentários… :-O

    É disso que os ateus e agnósticos estão cansados! 😡

  16. Palewa Merçon 21/03/2011 at 8:01 pm #

    Exatamente Polyana, agora posso dizer que concordei com cada palavra sua. Eu prefiro a ciência à religião, somente por achá-la mais racional. Gosto de bons argumentos, não tem jeito rs. Na religião só ouvia o “cale a boca e aceite com fé” (algo muito abstrato, por isso não me convence); “questionar a Deus é blasfêmia”; “não crer é ser inspirado por demônios”, etc. Eu achava tais argumentos fracos e até loucos. Uma vez um evangélico veio me perguntar como posso não crer em Jesus se ele andou sob as aguas… como assim andou nas aguas? Ele viu isso? Ele filmou? Ele fotografou? Pq ele fala com tanta certeza que isso aconteceu mesmo? Só pq está escrito na Bíblia? Aff! Por isso acontece as gozações por parte dos ateus, Polyana. Vc consegue entender agora? Por exemplo, vc acredita em Deus, afirma isso aqui com todas as letras. Mas não vi vc lançar um argumento fraco (e não exito em citar que também é ridículo) como esse do tal evangélico que citei. Vc acha que eu não debochei dele, por acaso? Sim, ri muito. Mas não o desrespeitei ainda assim… apenas expliquei para ele, aos risos, o quanto o argumento dele era frágil e que jamais me convenceria assim… (e olha que ele é alguém muito inteligente, até passou para Medicina). Entendeu a diferença? Com vc eu aceito debater, com ele não mais… rs
    A ciência não é 100% exata, está sempre em evolução. Trabalha-se com probabilidades e não certezas. Muita gente critica a evolução das espécies, mas é preciso entender muito bem do assunto para não achar um disparate. A teoria da evolução afirma que as espécies atuais descendem de outras
    espécies que sofreram modificações, através dos tempos.
    Os ancestrais das espécies atualmente existentes são considerados descendentes de predecessores diferentes deles, e assim por diante, a partir de organismos precursores, extremamente primitivos e desconhecidos. O evolucionismo prega o transformismo, explica a grande diversidade de formas de vida e rejeita o fixismo. Os fósseis mais antigos aparentados com o homem são originário do Pleistoceno Inferior e são chamados de Australopitecídeos. O primeiro crânio foi descoberto em 1925 na África Meridional. Tal crânio pertencia a uma criança com 6 anos de idade, com volume craniano pequeno e maxilares robustos. Posteriormente, ainda na África, descobriram-se inúmeros restos de esqueletos, de sorte que atualmente dispomos de uma centena de indivíduos, todos pertencentes aos Australepiticídeos. Seu estudo revela uma mistura de caracteres simiescos e humanos. Daí começa a surgir a história de que o homem veio do macaco… rs
    Bom, dos caracteres humanos evidenciaram a existência de uma bacia e de uma articulação craniana, capazes de assegurar uma postura vertical quase perfeita. As diferenças entre as amostras mostram a existência de dois gêneros distintos: Austrapolithecus e Paranthropus. O Paranthropus, mais primitivo, desprovido de fronte, apresentava molares maciços, indicando um regime vegetariano. O Australopithecus era mais evoluído: o crânio apresentava 650 centímetros cúbicos e dentição indicando um regime onívoro. As ossadas a as conchas encontradas junto às amostras demostram que os Australopithecus caçava, pescava, comendo carne e mariscos. O Paranthropus viveu menos, ao passo que o Australopithecus, melhor adaptado, prosseguiu sua evolução originando o Homo sapiens.
    Em 1960 Louis Leakey encontrou, na África, cerca de seis fósseis e os chamou de Homo habilis. A reconstrução do Home habilis sugere uma criatura com 1,25m de altura, dentes pequenos e pés semelhantes aos do homem. Essa espécie, datada de 1.700.000 anos é considerado o ancestral da espécie humana.
    O homem de Java, um dos mais antigos hominídeos, foi descoberto por Eugene Dubois, em 1891, na região leste de Java. Inicialmente foi chamado de Pithecantropus erectus, nome posteriormente alterado para Homo erectus. A
    reconstrução esquelética indicou que o adulto atingia 1,70m de altura, pesava cerca de 70 quilogramas a tinha um andar semelhante ao homem atual. Vivia em cavernas ou abrigos de pedras, por ele construídos. Em 1920 escavações em cavernas próximas a Pequim, Davidson Black encontrou o chamado homem de Pequim e deu-lhe o nome de Sinanthropus pekinensis, porém, a descoberta de outros espécimes revelou que se tratava de uma variedade do Homo erectus. Ao lado do homem de Pequim foram encontrados objetos talhados em pedra a restes de cinza, provando o conhecimento do fogo.
    Há cerca de 70.000 anos atrás, surgiu o Home sapiens, do qual existem numerosas amostras. Ele teria se apresentado em duas superfícies: Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens sapiens. O primeiro, homem de Neandertal, foi descoberto no vale de Neander, próximo a Dusseldorf, sendo da constituição forte, cuja altura variava de 1,50 a 1,60m. Eeu não vejo nada de absurdo nisso tudo, pq está tudo comprovado, registrado. Pode parecer estranho para pessoas que aprenderam tais coisas com quem não sabe explicar direito, racionalmente. Ao contrário do Criacionismo bíblico, isso tudo foi provado, dentro das probabilidades com o que foi encontrado… e não acho um debate pesado, somente difícil, mas desde que debatemos respeitando as opiniões alheias, não vejo problema. Nada melhor do que aparendera conviver com as diferenças. Entender a visão de mundo do outro, mesmo que discordemos… rs
    O Big Bang que vc cita Polyana, sempre foi um tema que despertou grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos. A teoria é uma tentativa de explicar como o universo se desenvolveu de um estado minúsculo e muito denso para aquilo que é hoje. Ela não tenta explicar o que iniciou a criação do universo, o que existia antes do Big Bang ou até o que existe fora do universo, como muitos pensam…
    O Big Bang apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble e Milton Humason, os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto. Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo. Devido às limitações das leis da ciência Polyana, não é possível definir o instante em que o universo surgiu. Mas não é por causa disso que vou supor que há um Deus por trás de tudo. Aí vai da cabeça de cada um, cada um que sabe no que deve crer os descrer, como sempre falamos aqui em nossos comentários… o que aconteceu antes do Big Bang? Como surgiram tais gases? De acordo com a nossa compreensão da ciência, não é possível saber. A resposta a essa pergunta fica fora dos parâmetros que a ciência pode abranger. O que existe além do universo? Uma vez mais, essa é uma questão que a ciência não pode responder. Isso se deve ao fato de que não podemos observar ou medir algo que esteja além das fronteiras do universo. O universo pode estar ou não se expandindo dentro de alguma outra estrutura, mas é impossível para nós determinar se isso procede, pelo menos até agora… rs
    Agora Polyana, é como eu disse, a ciência trabalha com probabilidades, também tem limites, estão sempre pesquisando, se corrigindo se preciso for, etc. Então, por mais descobertas que façamos, muitos mistérios permanecem: Universos existem ou o nosso é o único? Haverá um fim inevitável para o Universo? E para a totalidade dos universos, se muitos existirem? Somos somente um “software” bem elaborado que se tornou consciente de sua própria existência? Então, onde está o programador? Alguém lá fora, no espaço ou além dele, espera alguma coisa de nós? O que estamos fazendo aqui? É o que gostaríamos de saber, porque desse conhecimento pode depender toda a vida na superfície da terra, já que há muito perdemos o rumo do futuro promissor e seguimos a trilha ao abismo sem volta…
    E quando passei a prestar mais atenção nos meus professores, passei a ignorar livros religiosos, igrejas, padres e pastores… rs. Agora, assim como muitos religiosos fanáticos, também há os cientistas fanáticos. Odeio fanatismo em qualquer área. Por exemplo, eu detesto os médicos que afirmam que os pacientes vão morrer dentro de algum tempo. Como eles podem ter certeza?! Cada organismo reage diferente a uma mesma doença… então por mais que um problema de saúde possa ser mortal, não significa necessariamente que irá matar.

    Um abraço, se cuida! 😉

  17. Polyana Marques 21/03/2011 at 1:14 pm #

    Sobre o fato de assassinos, como o Guilherme de Pádua, tirarem a fé das pessoas ao se dizerem religiosos, eu entendo. Porque é fácil usar trechos da Blíblia a seu favor e se dizer certo, amado e perdoado por Deus. se dizer igual a todo mundo que nunca matou ninguém. E quando eu disse que o assundo “já deu’. E que é um assunto pesado, foi porque é um assusnto de difícil discução em que é preciso escolher cada palavra, para não ofender ninguém. Não disse por não estar gostando do debate. O debate foi mais que um debate religioso, foi um debate filosófico. Buscar a verdade, ao redor e dentro de vc mesmo é Filosofia. Percebi que o blog é frequentado por muitos filósofos da era moderna, nós … rsrs … A maioria das igrejas, desincentiva o estudo da história e da filosofia. E também só pegam os trechos interessantes para eles, como as cruzadas, para dizer que a igreja católica não presta. Mas, se esquecem que Lutero, tinha muitos pensamentos primitivos. Ele pregava o afogamento de crianças com deficiência mental e afirmava que estas pessoas eram usadas por maus espíritos. Esse foi um ensinamento de Jesus? Ninguém vai ouvir isso numa igreja evangélica, pq eles idealizaram lutero. Ninguém vai ouvir isso numa igreja católica, pq também tem seus erros. Jesus mandou afogar alguém? Não. Jesus não mandou, ele mostrou um caminho. Ensinou o amor e aigualdade entre as pessoas. Por isso, para mim, ele foi a maior revolução que já aconteceu nesse planeta. Seja ele filho de Deus, uma pessoa normal, ou uma pessoa inventada como alguns acreditam. A mudança benéfica que essas palavras trouxeram para o mundo, é incontestável.
    A pergunta sobre Deus: Se ele existe, então ele sempre existiu? Não sei, mas acredito que sim, mas para a minha crença isso não faz diferença. E se Deus não existe e se a terra é o resultado da união de gases, ao longo de milhões de anos, e a vida surgiu sozinha, de onde vieram esses gases? Onde esses gases estavam? Eles sempre existiram? Para quem não acredita essa incoerência também não deve fazer diferença. E sobre o fim do mundo, isso nós sabemos que pode acontecer, a qualquer momento. A terra é um planeta frágil diante do Universo, que não é a calmaria que a maioria acredita, é cheio de atividades, choques entre astros, mortes de estrelas, tempestades … /

    Vai passar uma série no Discovery, que se chama O Sol, e vai tratar da morte do Sol, que deve acontecer daqui a milhões de anos, mas antes o sol vai aumentar tanto de tamanho e de temperatura que toda a água da terra irá evaporar. Os cientistas estão pregando o seu próprio apocalipse. Como eu disse, me considero uma descobridora da vida, alguém que não sabe nada, como uma criança diante desse Universo. O apocalipse pode se tratar de códigos entre cristãos e não de uma profecia, em si. Quem sabe as respostas? Nenhum ser humano.

    B-jão para todos 🙂

  18. Polyana Marques 21/03/2011 at 5:13 am #

    Palewa, esse assunto de religião dá “muito pano para manga”. Eu também gosto muito de debater. O nível do debate do blog está altíssimo. Melhor impossível. Mas, é um assunto bem pesado. Eu não disse que eu acredito cegamente na Bíblia. Eu fui criada como católica, fiz até a crisma, só faltou casar, mas optei apenas pelo civil, porque já não frequentava mais a igreja. Eu acredito em Deus, não quero convencer ninguém. Cada um tem que acreditar no que lhe faz bem e no que lhe faz ser melhor. Como eu já disse, eu acho que ter dúvidas sobre a existência de Deus é algo que todos têm, pelo menos em algum momento da vida. As dúvidas sobre a existência de Jesus sempre vão existir, como provar que uma pessoa viveu a 2 mil anos atrás? Você acredita em Cleópatra, mas e se dissessem que ela nunca existiu? Se dissessem que tudo que acharam dela é falso? E se daqui a 2 mil anos dissessem que eu não existi? Que vc não existiu? O homem também manipula a história. E pode manipular para dizer que existiu, ou para dizer que não existiu. Para mim a maior prova da existência de Jesus é a perpetuação das palavras dele através dos milênios, palavras sábias, palavras revolucionárias. Quanto ao fato dele ser filho de Deus, eu ainda não sei. E peço a Deus para me iluminar sobre isso. Algumas religiões consideram Jesus como um profeta. E eu o considero como um homem muito sábio e abençoado. Quanto a provar a existência de Deus,para mim, não cabe aos crentes provarem que ele existe, nem aos descrentes provar que ele não existe. Mas, o fato de não conseguir provar a existência de algo, não significa que não exista. Concordo que, na Bíblia, muitas vezes Deus não é um Deus de amor. Uma vez discuti com uma pessoa por isso. Eu disse isso e ela se revoltou, e eu nem estava falando com ela. Ela se meteu na conversa, mas ficou tudo bem depois. Eu vejo um Deus de amor quando vejo praias lindas, pessoas maravilhosas. E vejo justiça divina, quando reflito sobre a morte, porque dela ninguém escapa. Mas, também vejo a injustiça humana que muitas vezes antecipa a morte, causa angústia, dor. E isso eu ainda não entendi, e nem conheço quem entenda. Esse é o mistério da vida. Por que estamos aqui? Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? Nenhum crente, nem nenhum descrente tem essas repostas.

    Flor, é muito bom conversar com vc, debater, e de vez enquando descordar também. Faz parte. 🙂 Acho que a gente se entendeu. Cada um é o que é e tem que ter o direito de se expressar.

  19. Palewa Merçon 21/03/2011 at 4:11 am #

    Polyana, a lógica das perguntas do ateísmo é a mesma da justiça. Quem afirma que existe algo é que tem o ônus da prova. Não é pq achamos cristãos burros. Conheço cristãos inteligentíssimos.
    Eu não tenho como provar para vc que Deus não existe, mas vc também não tem como me provar que ele existe. O fato é que quando fazemos perguntas, muitos respondem que é preciso ter fé para crer. Bom, isso de ter fé para mim é algo muito subjetivo e vago; ou quando perguntamos qual a origem de Deus, quem o criou? Como ele surgiu? É bem como a Kelly diz, a resposta é que ele sempre existiu. Como assim? Eu não consigo entender isso, me perdoe. Simplesmente pq não consigo ver lógica e coerência nisso. Mas, se vc vê e está convencida com esse argumento, ok. É um direito seu.
    A maioria dos ateus já buscaram Deus,já leram a Bíblia toda,já pertenceram a alguma religião… mas não conseguimos crer por razões que para nós são óbvias, ninguém precisa pensar igual a nós. Só queremos ser respeitados e termos direito debater sem sermos criticados como se fossemos seres desprovidos de bons sentimentos. É isso que nos atinge, sermos tratados como aberações porduvidarmos da existência do Deus cristão. Tem gente que nos trata como se tivéssemos parte com o Diabo por conta disso. E eu, obviamente,não acredito também em Diabo, inferno, etc. rs

  20. Palewa Merçon 21/03/2011 at 3:57 am #

    Concordei com tudo que as duas disseram agora, Ju e Poly… e eu dou margem à dúvida sim, pq sou agnóstica. O agnosticismo é o ateísmo fraco. O agnóstico mantém-se pragmático sobre a existência divina e não segue nenhuma religião, cristã ou não cristã. Só achamos que não há como ter provas de que um Deus exista mesmo, humanamente e cientificamente falando. Agora uma coisa não posso negar, o Deus retratado na Bíblia é tudo, menos um ser de amor e justo. Não considero a Bíblia uma verdade absoluta e nem “divinamente” inspirada. Para mim é um livro como outro qualquer, escrita por homens de carne e osso. Mas muitos cristãos não aceitam isso, querem divinizar tal livro, sem sequer ter lido a Bíblia toda, do início ao fim, para opinar com argumentos. É difícil questionar essas coisas, afinal crenças e descrenças, é algo subjetivo e cada um sabe no que deve crer ou descrer. Devemos respeitar as diferenças. Não combato Cristianismo ou a Bíblia, combato a ignorância, o preconceito e o fanatismo. Se vc crê e é feliz, ótimo! Que bom para vc! Eu não creio e também estou feliz assim… não sou melhor nem pior que ninguém por conta disso. Eu sou bem prática agora para debater isso. E gosto de debater,não nego. Qualquer assunto amo debater, pois gosto de ouvir opiniões diversas. Aprendo ereflito bastante assim. Na verdade, nunca aprendi nada com quem só concordasse comigo… rs
    Eu sei que alguns ateus satirizam, mas eu os entendo. Eu mesma, às vezes, sou bem sarcástica (rs). Além de para nós, os relatos da Bíblia serem muito fantasiosos e primitivos; há também muita insistência por parte de cristãos de tentar nos fazer mudar de idéia a respeito do Cristianismo. O fato Polyana é que vejo sempre os ateus na deles, não tentam transformar ninguém em descrentes. Já quanto a muitos cristãos, não deixam ateus em paz; ficam tentando nos converter a todo custo ou falando insistentemente que se não crermos, vamos para o inferno. Aff! E isso cansa sabe, tem horas que irrita muito. É o caso do depoimento da Vera no site da ATEA que indiquei o link para a Kelly no comentário mais abaixo. A Vera deixa claro que está cansada do assédio de cristãos tentando fazê-la mudar de idéia. E é exatamente como me sinto agora também… já com a Ju e vc, entre outros, consigo falar desse assunto sem me aborrecer, sem brigar. Infelizmente, nem todos sabe discordar dos outros com sabedoria e elegância. Eu não, sou totalmente flexível. E adoro argumentar, SEMPRE! 😉

    Abraço meninas, cuidem-se! ;-P

  21. Polyana Marques 21/03/2011 at 3:40 am #

    Oi, Ju. Compartilhamos das mesmas idéias em relação a Deus. Também acredito que ele é uma força que foge a nossa compreensão. Mas, como vc mesma disse, esse blog é em homenagem a Dany. Também gosto de vir aqui e ler os comentários e quando surge uma conversa pararela, eu sinto vontade de opinar. Como nessa sobre religião. E como a Danielle Faria disse sobre o assassino “Guilherme está em um território onde condenar é condenável ” . Concordo plenamente. E para finalizar o que eu disse, eu acredito que a religião, a ética, os costumes, são iportantíssimos para a formação do ser humano. Se você cresce em uma tribo que anda nua, você não vai achar errado andar nú. Isso é só um exemplo! E com relação ao ateísmo, a maioria dos ateus se diz mais inteligente que os “crentes”(no sentido de quem crê em Deus, Javé, jeová, Buda…). E simplesmente não preciso ofendê-los nem provar minha inteligência para eles. Ao contrário da maioria deles, que ri e zomba de quem tem algum tipo de fé. Poderia citar inúmeras pessoas inteligentíssimas, que fizeram a diferença para a humanidade e que acreditavam em Deus. Mas, isso só prolongaria ainda mais o assunto. E não quero isso. Esse assunto já deu. e para terminar logo de uma vez: a maioria dos ateus faz tanta pergunta a quem acredita em Deus que parece mesmo que eles querem uma resposta. Eles perguntam: “Mas, por que isso?”, “Mas, porque aquilo”, “Porque isso contradiz aquilo outro?”, parece que eles acham que quem tem uma crença tem que responder a todas as perguntas deles, se não conseguir responder a tudo, então a crença está errada e Deus não existe. Nunca vi nenhum crente falando para um ateu: “Prove que Deus não existe”, mas já vi muitos ateus querendo que os crentes provem que ele existe. Eu acredito em Deus, mas tenho muitas perguntas sobre a vida. E espero um dia poder ouvir todas as respostas da boca de Deus.

  22. Ju 21/03/2011 at 1:55 am #

    “Percebi que a maioria das igrejas não trata Deus como algo a ser desvendado, elas tratam como se ele já o tivesse sido.” Exatamente isso, Polyana! Parece que ou Deus é como o homem pintou a seu bel prazer, ou então Ele não existe. Mas admitir um Deus de amor (sim, um Deus de Amor), que foge à nossa compreensão limitada das coisas e às nossas teorias e explicações… isso o homem não consegue fazer. Muitas coisas erradas os homens fizeram e fazem dizendo ser “em nome” de Deus ou das religiões e quem paga o preço são Deus e a religião em si, sendo que nada têm com as atitudes que os homens querem e decidem tomar. Raciocinar, questionar, buscar compreender as coisas e a partir disso acreditar ou não, é uma coisa. É a diferença entre a fé cega e a fé raciocinada. E cada pessoa crê no que consegue, no que faz sentido a ela. Agora achar que o homem está errado (claro, em muitas coisas, na maioria delas) e estando errado nada existe além dele… muita diferença a meu ver. Eu respeito o ateismo, mas jamais perdi minha confiança na Bondade e existência de Deus. Não é porque Ele não é como nós o definimos ao longo da história do mundo, que Ele vai deixar de existir. Mas enfim, este blog é uma homenagem à Danyzinha. Volta e meia venho aqui para ler ou ver as atualizações e leio os comentários deixados. Senti vontade de deixar o meu a respeito disso. Boa noite a todos!

  23. Polyana Marques 20/03/2011 at 11:52 pm #

    Oi, Palewa. Bem eu concordo com você em partes. Bandidos como Guilherme de Pádua, mancham as religiões. Concordo que o problema é o fanatismo. Seja ele religioso, científico ou seja lá que outra forma. Para mim líderes que causaram guerras em nome de Deus, são fanáticos por si mesmos e não por Deus. Os faraós também se diziam divinos e faziam o que bem entendiam com o povo. Alguns reis também. E alguns políticos também. Acreditar em Deus seja lá porque motivo ou livro sagrado é uma escolha de cada um. Faz parte do que cada um é. Acho que o que faz as pessoas se afastarem das igrejas é a falta de espaço para questionamento. Eu também me afastei. Eu também era católica, mas percebi muita coisa errada dentro da igreja, como machismo, a falta de estudo da Bíblia como um todo, enfim … muitas coisas que vc citou. Percebi que a maioria das igrejas não trata Deus como algo a ser desvendado, elas tratam como se ele já o tivesse sido. Mas, eu quero desvendá-lo, isso é algo que só se faz sozinho. O problema é que muitos ateus acham que só as matérias que saem contra a Bíblia ou contra Deus são verdadeiras, mas se esquecem que também saem muitas que afirmam passagens bíblicas. Isso depende da visão do repórter que fez a matéria. Não se trata de uma questão de inteligência, porque existem muitos escritores, cientistas maravilhosos tanto ateus como cristãos. Se muitos crisãos se afastam dos ateus é porque muitos ateus, por não acreditarem, zombam de Deus. Tentam a Deus. E isso para quem acredita é blasfêmia. O mais importante é não atacar o que os outros acreditam, porque quem não acredita em nada não pode ser questionado por nada. (Veja bem, não estou falando de vc. Estou falando de um modo geral, ok?) Para mim, não há resposta para tudo, se vc acredita em Deus vão faltar respostas, se vc não acredita também vão faltar. Contrubuimos para a sociedade independentemente de opção religiosa, se formos bons e éticos. Eu não tenho problema nehum em conviver com quem pensa diferente de mim. Tenho 3 amigos ateus. Que eu respeito muito e que me respeitam muito também.

    Abraço 🙂

  24. Palewa Merçon 20/03/2011 at 10:39 pm #

    Eu, particularmente, não sou contra as religiões ou a Bíblia. O que eu não gosto Polyana, é de falta de moderação. Por exemplo, muitos cristãos fundamentalistas, principalmente protestantes, querem seguir a bíblia à risca e obrigar os outros a fazer o mesmo. Então, primeiramente, eles mesmos deveriam obedecer a Bíblia integralmente para depois querer enfiar o livro goela abaixo dos outros. Tem partes na Bíblia que fala que a mulher não deve ter vez na igreja, que deve ser submissa aos homens… então pq algumas igrejas protestantes permitem que mulheres se tornem pastoras? A Bíblia tem teor machista, pq naquele tempo retratado no livro, as coisas eram assim mesmo, a mulher não tinha muito espaço como no mundo de hoje; afinal foi um tempo bem primitivo. Tanto que tem passagens que diz com tanta insistência em ser imundo até a tarde. Como assim? Se já se purificou o problema não estaria resolvido? rs, Ora, acaso o sangue mestrual impregna alguma coisa de “imundície” mesmo sem contato direto? Sob essa orientação, mesmo usando O.B. uma mulher tornaria o assento de um ônibus não reutilizável por um dia inteiro, mesmo que este fosse logo em seguida lavado com desinfetantes e bactericidas! Kkkkkkkk, É algo completamente atrasado e primitivo gente, me desculpem os cristãos! rsrsrs
    E gostaria muito de saber pq tais passagens bíblicas não são lidas nos cultos e missas? Só lêem os salmos, provérbios e passagens belas… o que vc está estudando Polyana é perfeitamente aceitável, com o tempo, muitos cristãos foram se tornando mais flexíveis, mas ainda assim, não acho que o Cristianismo seja uma vantagem. Enfim, minha opinião é essa e meus argumentos estão expostos aqui. Ninguem é obrigado a concordar comigo, e respeitarei sempre o seu direito de discordar de mim, Polyana.
    Os cristãos sebaseiam na Bíblia para falar de Deus. Bom, lendo diversos trechos do Levítico, e outros livros, é impossível contar o número de conceitos primitivos, superticiosos e totalmente ultrapassados. Entre outras coisas, as mulheres sempre são vistas como “essencialmente” mais impuras que os homens, exigindo períodos maiores de isolamento. O simples dar a luz a uma menina exige o dobro do tempo de “purificação” do que o dar a luz a um menino. [Levítico 12] Isso não é machismo? rs, A maioria dos conceitos destes livros antigos, em especial o Pentateuco, mesmo em seu sentido simbólico e místico não são mais plenamente válidos nem mesmo para os Judeus, é impressionante que cristãos insistam em citar tais livros para defender a Inerrância Bíblica. rsrsrs

    Olha a contradição:
    “Desde a antigüidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como um vestido, envelhecerão; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.” [Salmo 102:25-27]

    “Uma geração vai-se, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre.” [Eclesiastes 1:4]

    Isso é no mínimo estranho, visto que contraria a própria Criação e o Apocalipse. NÉ? Então sou eu quem não sei observar, interpretar e entender as escrituras? Ora. Cansei mesmo… muitão! rsrsrs, Santa ciência, a ti dou glória…. graças a “Deus” me abristes os olhos para a razão… rsrsrs
    Bom, brincadeiras à parte, Polyana vc pode ser cristã à vontade, crer em Deus, na Bíblia, etc. Isso é algo subjetivo e um direito seu. O que nunca aconselho a ninguém, é viver em prol disso inteiramente. Ou julgar mal aqueles que compartilham de crenças diferentes ou àqueles que não crêem em nada como os ateus. Como falei antes, gosto de moderação. Odeio os fanáticos, não os cristãos em si.

    Um abraço…

  25. Palewa Merçon 20/03/2011 at 10:25 pm #

    Eu respeito sua opinião Polyana, mas discordo de vc na maior parte. Não estou culpando a religião em si, mas os fanaticos. O Cristianismo pode influenciar alguns positivamente sim, mas, ainda assim, em nome de Deus, ainda há varias guerras religiosas no mundo. Nos comentários mais abaixo mesmo cito exemplos disso e não só em relação aos evangélicos, como também em relação a católicos, cristãos no geral. Não estou culpando Deus pelos erros do homem, até pq não poderia culpar alguém que não creio que exista. Mas, quer mais exemplos de como a religião pode ser usada para o mal também? Adolf Hitler acreditava que sua vida era protegida “divinamente”. Ele orou repetidamente para que o pai dele morresse, pois odiava o cara, e isso ocorreu. E isso reforçou suas crenças. Cresceu exatamente com a personalidade do pai que odiava, se tornando opressor, sádico, autoritário e brutal. Era um poço de contradições e complexos. E aí quem pagou o pato foram os judeus na Segunda Guerra Mundial, pois o povo judeu era o símbolo de tudo o que o ditador detestava em si mesmo. Saddam Hussein tinha pensamentosparecidos com os do Hitler, julgava-se predestinado a ser um “salvador da pátria”, e para ele, não poderia ser refreado porque quem se opusesse a ele, estaria opondo-se à vontade de Deus. Outro fanático religioso é o Osama Bin Laden, um fundamentalista extremo, com uma visão distorcida de mundo por conta de suas crenças. Ele é um perito em explorar o fundamentalismo islâmico em prol de suas próprias ambições e sonhos de glória.
    Vc faz perguntas de onde vc estava antes de nascer… bom, que eu saiba, eu era um espermatozóide. Quando fecundou-se um óvulo, aí tudo começou para mim. E quanto a depois da morte, eu sei lá… creio que há continuidade da vida com os meus sucessores, filhos, netos, etc. Isso já me deixa feliz. Nunca tive provas concretas de que existe algo após a morte, e sequer estou preocupada com isso. Eu procuro viver o aqui e o agora da melhor maneira possível. Já tenho muitas coisas para resolver no meu momento presente para me preocupar com vida após a morte. E o fato de eu não ficar pensando nisso não faz a minha vida sem sentido, ou me torna uma pessoa desesperançosa, desde que eu esteja feliz comigo mesma do jeito que sou. Não sinto necessidade de buscar um sentido para a vida fora dela mesma.
    Sabe Kelly, antes eu era como vc… me sentia estranha por não conseguir crer como os outros, a maioria neh, e guardava meus pensamentos para mim mesma. Quando falava com DEUS, só sentia depois que estava falando comigo mesma… ficava confusa, me sentia um pouco mal… demorei a assumir para mim mesma o ateísmo. Tinha vergonha de falar abertamente que não conseguia acreditar em Deus. Tinha medo de ser mal interpretada e fui mesmo, quando comecei a me manifestar sobre isso abertamente… muita gente até se afastou de mim quando revelei ser atéia agnóstica. Um preconceito isso, pois não sou do mal só pq não adotei o cristianismo. Posso garantir. Mas, enfim, o fanático nunca se enxerga como um fanático. Muitas vezes, a pessoa que vive voltada para a igreja, se torna cega, preconceituosa e adota um ar de superioridade. Sem perceber, vão excluindo do seu convívio pessoas que não compartilham das mesmas crenças… isso é uma loucura. Hoje, cago e ando. Estou feliz em ter assumido com todas as letras para quem quiser ouvir que eu não creio mesmo e não me sinto mais mal por causa disso, muito pelo contrário. Passei a ver o mundo e os homens com outros olhos, passei a ser mais crítica, mais pensadora, menos conformada com a maldade humana… como o Vitor, adoro bons e convincentes argumentos. Não me julgo mais inteligente e sábia que os cristãos, me julgo apenas mais leve que eles. Pois para mim o cristianismo mais parece uma escravidão do que uma religião. E hoje não tenho mais receio de manifestar isso com clareza. Tenho plena consciência de que não creio mesmo e uma ótima fundamentação para ter tomado tal decisão. Não me arrependo. Estou bem assim, melhor do que quando era católica…
    Eu não aguentoooooo maissss… isso tudo tem me irritado bastante ultimamente, por isso estou amando desabafar aqui no blog e muito feliz em ter encontrado pessoas como a Kelly, o Vitor e o Pedro, entre outros, que compartilham da mesma opinião que eu em relação ao cristianismo. É muito bom ler esse blog, compartilhar idéias com vcs e ser respeitada… rs

    Abraço para todos, cristãos, ateus, kardecistas, budistas, etc. 😉

  26. Danielle Faria 20/03/2011 at 9:22 pm #

    Tentei ler os últimos comentários dessa página. Li alguns…
    Ao assistir os vídeos, articulando-os com o tema “Você já ouviu um psicopata? Ouça aqui” (…), fico sempre indignada com o que ouço… Indignada e perplexa com a capacidade que os psicopatas têm de manipular, mentir, inverter os fatos… E conduzem as situações com tanta coerência que, aos olhos dos desatentos, eles atingem o objetivo: são considerados mártires, heróis, mas, na verdade, são mestres do engodo.
    Quando penso no Guilherme de Pádua (G.P)e na sua relação com a “fé”, procuro me despir das ideias preconcebidas sobre as crenças religiosas, independente de quais sejam. Racionalizo e me faço a seguinte pergunta: “por que ele se apoiou na religião?”
    Eu, Danielle, não insiro nessa discussão metal (no meu ato silencioso de racionalizar) a existência de Deus, do divino, de uma entidade superior e caridosa, pois isso só tiraria do foco o objeto primeiro da minha reflexão, que é: “por que essa mente perigosa escolheu a religião?”. Em minha opinião, essa escolha se justifica por algo óbvio: Guilherme está em um território onde condenar é condenável e ele foi suficientemente inteligente ao realizar tal escolha.
    Em entrevistas ele afirmou que era apontado nas ruas como assassino e se dizia injustiçado, uma vez que já havia cumprido a pena que a justiça determinou. Agora, pergunto, em que lugar ele não iria ser visto como assassino e sim como “o arrependido”? Repito: o lugar seria onde o ato de condenar é igualmente condenado. E mais! Ele poderia ter escolhido outro espaço para se ancorar… Fundado uma ONG, mudar para o Alaska… Enfim, partindo da leitura da mente de um psicopata, “ONGs”, “mudar de país” e a “própria religião” são OBJETOS que irão levá-lo ao seu objetivo.
    Quem acredita que existem psicopatas – e eu acredito nessa verdade -, sabe que suas escolhas são egoístas, ambiciosas… Eles não pensam como a maioria de nós.
    Infelizmente, há quem acredite nele, no entanto, os psicopatas deixam muitas pistas das suas falhas de caráter. Recentemente, vimos G.P em um canal aberto de televisão dando uma entrevista. Sua postura era arrogante, falava insistentemente sobre ele e seus feitos. Em diversas ocasiões, riu cinicamente na cara do apresentador, e a característica mais importante que apresentou, a meu ver, em momento algum, demonstrou arrependimento pelo que fez… Todo o arrependimento que demonstrava era umbilical e nunca com a dor do outro.
    Tudo que aqui escrevi foi pautado no que sei sobre psicopatas, através de estudos, leituras de livros científicos e como me posiciono diante do leio. Em momento algum, questiono a prática religiosa, nem a existência de Deus.
    O que se sabe é que muitos psicopatas estão por ai, disfarçados de bons samaritanos, bom pai de família, esposo exemplar, políticos, professor, médicos… Ou seja, podem estar em qualquer lugar e sempre vão usar da bondade e boa fé de terceiros para adquirir dinheiro, poder, fama, visibilidade…

    Indico entrevista sobre psicopatia: Parte I : http://www.youtube.com/user/anabeatrizbsilva#p/u/43/TglB2JYapsI
    Parte II : http://www.youtube.com/user/anabeatrizbsilva#p/u/42/nqoV9bLYkyE

  27. Polyana Marques 20/03/2011 at 6:32 pm #

    O assassino da Dany hoje se esconde atrás da religião, se diz convertido, se diz mudado por Deus. Vi que se iniciou um debate sobre religião no blog por causa disso. Respeito todas as opiniões, mas descordo do que foi dito sobre a religião não influenciar positivamente as pessoas. Eu estou estudando justamente sobre isso na faculdade de pedagogia e é fato que o Cristianismo foi o grande responsável pela diminuição das atrocidades cometidas no mundo, principalmente contra os deficientes físicos. Antes eles eram simplesmente eliminados e depois passaram a ser, pelo menos, tolerados. E ao longo do tempo passaram a ter seus direitos assegurados por lei. Se o mundo é ruim com religiões imagine sem … Eu acredito em Deus, criador, meu criador. Mas, num mundo de tantas atrocidades quem nunca duvidou? Esse é um conflito existencial, que dura a vida toda. Como entender violências como o assassinato da Daniella? Como entender catástrofes naturais que levam milhares de pessoas de uma só vez? A única forma que encontro é acreditar que somos alma e não corpo. Que nossa alma pode ser eterna, apesar da violência e destruição da matéria. Não acredito em destino, nem que chegou a hora da pessoa morrer e ela morre. Acredito que tudo que existe nesse planeta é resultado da ação de homens, alguns são bons outros são ruins. Mas, acredito que existe um mundo onde tudo é ação de Deus. Acredito em vida após a morte simplesmente por isso: Onde vc estava antes de vc nascer? Em lugar nenhum. Onde está uma pessoa que morreu? Em lugar nenhum. Você nasceu, então porque essa pessoa não pode renascer?

  28. Palewa Merçon 19/03/2011 at 7:45 am #

    Esse exemplo do sobrevivente do avião que vc deu Kelly, os religiosos dizem que o que foi salvo é o unico que teria uma fé forte e verdadeira em Deus, o resto não… rs
    Vamos analisar isso também lembrando da tragédia das chuvas no RJ. Os sobreviventes aqui agradeceram a Deus terem sobrevivido, mesmo sem mais nada para recomeçar a vida e ate com familiares mortos… aí eu pergunto, se esses que sobreviveram tinham uma fé forte, os outros que morreram não tinham né? Até mesmo as crianças, bebês e animais? rs
    Gente, por mais que eu tente encontrar um dedo divino nessas histórias eu não consigo. Esou como vc Kelly, não me sinto mal com isso. E hoje não tenho mais medo de expor o que eu penso abertamente, aliás isso até me alivia. Muita gente não aceita o ateísmo por achar absurdo e parecer que ateus são vazios, desesperançosos, revoltados e rebeldes por não crermos em justiça divina, diabo agindo para o mal, ou vida após a morte. Sinceramente? Eu não estou nem um pouco preocupada com o que acontecerá comigo depois da morte, se há ou não continuidade depois da morte. Deixarei para me preocupar com isso depois que já estiver morta… rs
    Eu me preocupo com o aqui e agora, em ser boa e justa, em contribuir para um mundo melhor. Falta bondade no mundo para eu atribuir isso a seres invisíveis, a deuses. O fato de ficarmos indignados com o que acontece de mal no mundo, não nos faz rebeldes sem causa como os religiosos insinuam. Um dia desses uma católica me chamou de amaldiçoada e amarga pq questionei uma injustiça. Ela disse que se eu confiasse em Deus, meu coração não teria se perturbado com a injustiça. Fala serio. Então crer em Deus é ignorar injustiças ou não se abalar com elas? Aff. Se fosse assim, nenhum cristão nunca teria se suicidado, sofrido, chorado… do jeito que ela falou comigo, com ar de superioridade e sempre dizendo que não soube interpretar o que li na Bíblia por não ter lido o livro com fé, parece que se eu crer em Deus nada poderá me abalar. Ah, eu hein. Então Kelly, vc e a Glória se acreditassem em Deus fervorosamente não sofreriam a morte de suas filhas? Ou pelo menos seria um sofrimento mais ameno? Isso não existe. E olha que nem sei sea Glória é ou não religiosa, o que sei é que ela até hoje sofre por sua Daniella. O que é perfeitamente compreensível e eu, no lugar dela, também não perdoaria nunca o assassino e dane-se ele e a igreja dele. Todos nós passamos por problemas na vida e ninguém gosta de turbulências. Eu estou cansada é de promessas vazias, de ser atacada por não crer e de pessoas me olharem como se eu tivesse parte com o demônio quando falo que não achei o Deus narrado na Bíblia justo. Vc achou ele justo, Kelly? Aposto que não. Achei tudo muito fantasioso. Li fatos de muitas crueldades e injustiças ali, muitos ordenados pelo Deus bíblico. E não sei, sinceramente, como as pessoas podem desejar tanto que aquilo tudo seja verdade… aff…

  29. Palewa Merçon 19/03/2011 at 3:32 am #

    Kelly, eu sabia que vc ia gostar do depo da Vera. Eu conversei com ela bastante, até publiquei o depo dela no meu blog. Nunca perdi um filho como vcs, mas tambem já fiquei muito iritada em maus momentos quando vinham me culpar por não crer em Deus. A Vera ficou magoada demais quando lhe falaram que se ela acreditasse em Deus, talvez ele teria poupado o filhinho dela. Aff. E eu adorei a resposta que ela deu… que jamais cultuaria um Deus que mata inocentes só para ganhar adeptos… é fogo.
    Eu fico revoltada com muitas coisas ruins que acontecem e não me acho uma “mundana” por causa disso. Moro nesse mundo ué, então pq eu acharia o mal natural? O mundo não é assim. O mundo esta assim. Os homens sao maus, e os bons não fazem nada para impedi-los de propagar sua maldade. Quer dizer que se eu crer em Deus, tudo de mal que me ocorrer torna-se suportável e não me atinge emocionalmente? É uma piada neh? Fala serio.
    Eu não sei se a Glória segue alguma religião, sei que a Dany era católica não praticante e acredito que a Glória seja igual. Mas acho que a força da Glória para superar tudo que passou vem da criação dela, da família, dos amigos, do trabalho… isso “compensa” de alguma forma. O problema é que as pessoas acham que se não acreditamos num Deus, somos frios, infelizes, etc. Que visão limitada da vida. Não creio pq não vejo nexo, não pq sou uma revoltada, uma perdida, uma maligna… é o que vc escreveu bem Kelly, como Deus surgiu? Do nada? Ele criou ele mesmo? Pois, pelo que sei, tudo tem uma origem… e a desse Deus, qual é? Pq não achei na Bíblia nada a respeito, a não ser essa explicação besta de que ele sempre existiu… rs, como seria possível um absurdo desses? Para se existir, é preciso ter uma origem ué, não é? Então, sem uma resposta lógica, nada me convence. Cansei de teorias sem sentido, nada de provas e muitas promessas vagas.
    Por exemplo, fala a Bíblia que a cobra que falou com Eva foi amaldiçoada por Deus e por isso as cobras rastejam. Então eu pergunto, antes disso como a cobra se movia? Ela pulava sobre o rabo, talvez? rsrsrs
    Que Deus é esse, todo “amor”, que cria psicopatas e espalha pelo mundo? Como um psicopata poderia optar pelo caminho do bem e ser salvo do inferno se não sentem culpa do mal que fazem? Se não se arrependem? Se eles tem um cérebro geneticamente diferente dos das pessoas normais? Deus cria seres amaldiçoados, marcados paraserem maus? Eu hein… é uma questão das pessoas raciocinarem com a lógica e parar de temer críticas religiosas. Dane-se, eu sou livre, tenho direito de manifestar meu pensamento e pelo que sei, o Brasil é um Estado LAICO. Não estou ofendendo ninguém, respeito quem crê em Deus, só não sou capaz de engolir tal crença para mim mesma. E tenho motivos fortes para isso, alguns estou expondo aqui. Não é a toa que me identifiquei com o pessoal da ATEA e a vontade deles de se manifestarem pro mundo de pq deixaram de crer em Deus e pq não curtem religiões.
    O problema Kelly é que a religião está tão impregnada no mundo, que é difícil as pessoas questionarem. Os que fazem isso, o faz intimamente e ainda se sentem culpados. As pessoas tem medo de Deus, mesmo as que não creem nele integralmente. Isso mesmo é explicado lá no site da ATEA. Mas, a única coisa que devemos temer é a maldade humana, a violência, a injustiça, a falta de solidariedade…

  30. Palewa Merçon 19/03/2011 at 3:05 am #

    Kelly, o que vejo é que a religião não freia ninguém. O que tem de cristãos cometendo crimes por aí… rs
    Eu nunca vi um preso falar abertamente ser ateu. Pelo menos,não me lembro. Todos estão com o nome de Deus na boca. Depois de cumprir a pena, mudam de religião, a maioria acaba virando evangélico… rs
    Bruno, ex-goleiro do Fla, veio no avião da Polícia Civil do RJ pra BH falando de Deus, dizendo ser evangelico… rs
    A minha ex-vizinha estava todo dia na igreja, só vivia com o nome de Deus na boca e a Bíblia debaixo do braço, mas maltrata muito a filhinha, se envolveu com um pastor casado da igreja, virou amante do pastor que pregava para ela e ainda não respeita a mãe, fora as outras confusões que ela apronta… mas vivia me dizendo que vou para o inferno se não crer e que eu não tinha o direito de julgar o Guilherme de Pádua pq eu não sou Deus e ele já pagou pelas leis dos homens… rs, queria ver se o psicopata homicida matasse a filha dela ou ela mesma igualzinho fez com a Dany se ela ia bancar a perdoadora… hehehehe

  31. cenystro 18/03/2011 at 10:44 pm #

    Julgar os atos de uma pessoa como culpa do divino é o mesmo que ceder a crenças religiosas.
    Ateu que chega aqui dizendo:

    ” Povo da igreja proteje Guilherme, mas essa raça é tudo igual, todo crente é assassino.”

    Gnte para, nao estou defendendo Guilherme de Padua, muito pelo contrario, apenas acho que por a culpa do ato dele em uma religiao é o mais errado a se fazer.
    Sou ateu desde que me conheço por gente e faço questao de dizer:
    Ateu que fica culpando assassinos de terem cometidos seus atos por serem crentes. Sao tao hipocritas e imorais como tal.

    Ele cometeu um crime sim! Deve pagar pelos atos dele sim”
    Mas em momento algum ele diz ter feito isso em nome da crença dele.
    Saibam dividir os fatos, por favor.

  32. Palewa Merçon 18/03/2011 at 10:22 pm #

    Eu assino embaixo Vitor. Eu lembro do depoimento do seu primo aqui também… e concordo demais com o que vc falou do Guilherme de Pádua. E tem gente da igreja dele que acha que a Glória não perdoar é pq ela é uma mundana que não tem Deus no coração. Fala serio né? Não foram as filhas deles que foram trucidadas por esse covarde. Aí é fácil julgar a mãe da Dany. Canso de dizer que é facil demais pregar perdão quando não se passa pela provação. E se a justiça pertence a esse Deus e Deus perdoou o assassino, então vai ficar tudo por isso mesmo? Aff.
    Sou atéia agnóstica convicta como vc Vitor. E nunca me arrependi dessa decisão. Ninguempode me acusarde não ter dado chances ao cristianismo, pq dei muitas, entre outras religiões. Então hoje tenho certeza absoluta da minha escolha, e só um “milagre” me faria voltar atrás… rs
    Tambem tenho amigos de diversas religiões e os respeito. Eu não me dou muito com evangelicos, pq a maioria deles, insistem em tentar me converter para q eu me salve do inferno, rs… aí eu não aguento… rs
    Agora veja a lógica, criticam o rapaz evangélico por ser tatuador, mas o assassino não é questionado por nada, é perdoado 100% e quem não aceita isso é preso às coisas do mundo e nao a Deus… isso faz sentido? Só dentro da lógica religiosa mesmo. Tenho cada vez mais orgulho do ateísmo/agnosticismo. rsrsrs

    Forte abraço Vitor… ;-P

  33. Kelly Cristina Leal 18/03/2011 at 10:13 pm #

    E, pra mim, tudo isso de Deus e religião foi criado para dar “freio” nas pessoas, para as pessoas terem a quem temer.

  34. Kelly Cristina Leal 18/03/2011 at 10:09 pm #

    Palewa, eu penso o mesmo.
    Quando se fala na origem de Deus, falam que ele sempre existiu, como assim sempre existiu? Não surgiu, sempre existiu… Nunca acreditei tbm, sempre achava que não se encaixava, sei lá, eu nunca consegui crer, houve uma época que eu me sentia culpada, quando eu frequentava com a minha tia a missa, eu depois sozinha, chorava e pedia perdão “perdão mas eu não consigo acreditar”, depois me vinha uma sensação de ter falado sozinha mesmo.
    Quando me perguntavam isso de estar revoltada com Deus, eu dizia “como posso ter revolta de alguém que não existe?!”, eu chocava as pessoas, minha mãe então, ela diz que eu falo coisas que chocam. Daí eu, digamos, me corrigia e dizia” tá bem, falei errado, reformulando: como posso ter revolta de alguém que PRA MIM NÃO EXISTE”.
    Eu li o depoimento dela, me emocionou bastante. Quando eu perdi meu bebê, aos 6 meses de gestação falaram tbm muito em Deus, acreditar e que “Deus não dá a ninguém um fardo que a pessoa não possa carregar.” Por favor né.
    Esse rapaz era seu amigo? Poxa, coitado, muito triste o que aconteceu com ele, tudo isso me deixa tão revoltada,m demais.
    Ahh eu cheguei a ir ao candomblé tbm.
    Vítor, ótimo seu comentário, o fanatismo religioso é irritante e o Guilherme está mesmo sempre querendo parecer uma pessoa superior à Glória, alguém que está acima de tudo, como se ela fosse a errada ,a rancorosa e ele tem a grandeza de relevar isso.

  35. Sidney Lacerda 18/03/2011 at 9:56 pm #

    Eu sou cristão, acredito que Deus pode regenerar pessoas, mas a gente não pode errar primeiro e depois vim como coitadinho pedir perdão e achar que fica tudo por isso mesmo, temos que pagar pelos nossos atos e se o preço for a morte isso será feito no caso de psicopatas como o GP tinha que ser como nos “Estados unidos” se matou morre tbm ou passa o resto da vida em uma sala 3×3 sozinho pensando na merda que fez, na família que destruiu até ele mesmo morrer… Não tenho pena não, ninguém tem pena de mim, e alias essas coisas vão presas e comem com o nosso dinheiro via impostos, vestem com nosso dinheiro, a gente que paga pra eles serem “bem tratados na prisão”… Acho que certas leis tinham que ser revistas nessa porcaria de país. Deus veio pra nos salvar mas temos que fazer por merecer, não é fazer besteiras depois pedir perdão. O nosso futuro quem faz sonos nós mesmo, então façamos o bem, que teremos o bem de todos.

    Saúde e paz o resto a gente corre atrás!

    Ass. Sidney (revoltado)

  36. Vitor Jordão 18/03/2011 at 9:45 pm #

    Bem, não sou um frequentador assíduo do blog, na verdade faz um tempo que eu não voltava aqui. Quero parabenizar a vc Glória, pelo blog que construiu para a sua filha e por sua filha. Segundo, dizer que é muito bom ler debates com nível e respeito como os que ocorrem neste blog e terceiro, Palewa Merçon, se me permite, desejo parabenizá-la pela sua análise da bíblia, vc lembrou a mim mesmo, gosto de argumentos. Comentei neste blog acho que uma vez só, esta é a segunda vez, eu citei aqui que sou ateu, sou primo do Pedro Jordão que já postou diversas vezes aqui e me indicou à época este blog. Vc lembrou a mim, pq, eu fiz o mesmo que vc, li a bíblia (li 4 vezes na verdade), analisei ponto a ponto e isso foi fundamental na minha decisão. Apesar de ter nascido em uma família de ateus, eu sempre tive pensamento e vontade próprios. Ainda adolescente eu li a bíblia, eu queria saber se seria ateu ou não, procurei religiões, li sobre elas e hoje sou ateu convicto. Da mesma forma que vc, eu não tenho nada contra religiões, pelo contrário, respeito todas as religiões, respeito as crenças, assim como quero que respeitem a minha posição, como a Kelly citou, crença é algo íntimo, e acreditar em uma não-existência tbm, repudio o fanatismo, repudio assassinos covardes que se escondem atrás da religião e dizem “agora sou de Deus”, eles citam que se converteram, como se isso apagasse tudo o que fizeram.
    As entrevistas do Guilherme por exemplo, ele quer se mostrar uma pessoa superior à Glória, alguém de “melhor coração” do que ela, diz que ela tem que se tocar que dessa vida todo mundo um dia vai, que ele não tem raiva dela, que a entende, ou seja, agora ele é a vítima. O problema são esses seres que se escondem atrás de uma religião e curiosamente, em sua maioria procuram a religião evangélica, eu conheço pessoas das mais diferentes religiões e respeito todas, são amigos de sair, ir pra gandaia, debatemos as vezes, mas nos respeitamos, não respeito se esconder em religião, seja qual for. Isso é uma problemática.

    Forte abraço.

  37. Palewa Merçon 18/03/2011 at 9:43 pm #

    Ah Kelly, e minha mãe é como a sua, não aceita que eu não creia em Deus… me acha revoltada por causa disso, pois defendo minhas idéias com convicção e firmeza, e para ela eu seria mais feliz se adotasse uma religião. Eu não era mais feliz quando frequentava a igreja católica, rs. Fato. Sempre busquei os sinais de Deus, mas nunca encontrei, aí cansei e desisti… hehehe
    E minha mãe também é não praticante… rs

  38. Palewa Merçon 18/03/2011 at 9:37 pm #

    Citei esse assunto também no caso da morte covarde que teve meu amigo Júlio, sem merecer, igual a Dany:

    http://palewa.blogspot.com/2011/03/julio-descanse-em-paz.html

  39. Palewa Merçon 18/03/2011 at 9:30 pm #

    Eu fui católica Kelly, pois minha família quase toda é… mas confesso, que no fundo do coração, desde pequena,nunca consegui crer em Deus 100%. Sempre achei muitascoisas estranhas e mal explicadas… cheguei a dar um giro por outras religiões como o kardecismo, o candomblé, o evangelico, etc para ver quais eram as posições deles. Mas, ninguem me convenceu de nada.
    A gota d´água foi quando fui vitima de um psicopata oficial da pmerj e mandaram eu conversar com o padre capelão da pm. O cara só sabia ficar me mostrando uma cruz com Jesus pregado nela, e dizendo que se eu cresse, nada de mal me aconteceria e que o oficial maluco era apenas um infeliz, doente, que eu deveria entregar nas mãos de Deus a justiça para o caso. Aff. E teve uma catolica tambem que veio me dizer que sofri com o mal do psicopata pq estava presa às coisas mundanas, pq se eu estivesse em sintonia com Deus, nada teria me atingido. Eu fiquei perplexa. Como as pessoas podem entregar a vida delas a isso inteiramente? Não questionando nada, achando a maldade no mundo algo normal pq seriam profecias bíblicas sendo cumpridas esinais de que Jesus voltará em breve? Aff. Que visão limitada e deturpada das coisas, fico besta. Pior é quando desandam a culpar o Diabo por tudo de ruim que ocorre… é uma loucura. Tem tambem muita disputa entre as religiões, pois todas se acham a única correta. Por exemplo, o cristão não acredita em Iemanjá, em Exus, em Sheeva, em Deus do vinho, Deusa Laskmi, etc. pq acham seres fantasticos e improváveis. Eu pergunto, no que o Deus bíblico é mais paupável? Deus surgiu do nada? Qual a origem Dele? Ele se auto-criou? Como isso é possível? Então para mim o Deus cristão é tão lenda quanto os outros. Respeito quem acredita neles, maeu particularmente, acho tudo isso uma tolice. Que base temos para afirmar que a Bíblia é mesmo a Palavra de Deus? Não poderia ter sido escrita por homens espertos para enganar os crédulos? Por que em lugar de deixar um livro escrito, Deus não se comunica pessoalmente com Seus filhos? Até hoje a ciência não achou uma prova concreta de que um dia Jesus existiu mesmo, tampouco é sabido ao certo o local onde ele teria sido crucificado. Como pode isso se ele existiu mesmo? Se deus existisse mesmo, Ele já tinha me convencido disso… rs
    A pergunta que fizeram a vc, muitos me fazem, se eu seria revoltada com Deus. Como poderia ser se não acredito Nele? Tampouco me considero amarga, infeliz ou amaldiçoada por não seguir uma religião cristã. Hoje sou membro da ATEA – Associação de ateus e agnosticos. E cada vez mais me simpatizo com o ateísmo/agnosticismo. Ali há racionalidade e equilíbrio. Na religião só há o “cale a boca e aceite com fé.” E quando vc lê a Bíblia todae discorda, os religiosos vem logo te chamar de burra e ignorante dizendo que vc não sabe interpretar o livro ou que se vc não lercom fé vc nunca entenderá, como se fosse um livro mágico né? rs
    A Bíblia é um livro religioso, de teor espiritual, moral e mitológico, e como tal está subordinada a visão de mundo de seu tempo e local. Deve-se admitir, e insisto nisso, que não é por isso que desconsidero a Bíblia, e não acho que a simples existência dessa ingenuidade sobre a natureza deveria desqualificá-la, bem como a qualquer outro livro sagrado. Agora dizer que tem base cientifica em tal livro, aí não dá… rsrsrs
    Fé é acreditar em algo que você sabe e/ou sente que não é verdade?! O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão?! A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova. Não acredite em qualquer coisa simplesmente porque foi encontrado escrito em seus livros religiosos. Não preciso buscar o sentido da vida fora dela mesma. Não há que existir Deus, ou louvar a um Deus para eu ser generosa e justa.

    “Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores.” rsrsrs

    Site da ATEA para vc visitar Kelly. Leia o depoimento da Vera, ela é atéia e também perdeu um filho:

    http://www.atea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58&Itemid=63

  40. Kelly Cristina Leal 18/03/2011 at 8:56 pm #

    Palewa, se me permite uma pergunta, pelo que escreveu, vc tinha religião né, vc era evangélica???
    Abraço.

  41. Kelly Cristina Leal 18/03/2011 at 8:24 pm #

    Aliás, Palewa, pelos seus comentários acho que pensamos parecido em mt coisa, as vezes eu leio um comentário seu e penso “puts, eu pensei a mesma coisa”, “disse tudo que eu pensei”.
    Gosto dos seus comentários, gosto de pessoas inteligentes, que questionam, que não engolem verdades impostas às cegas e pronto, não, procuram conhecer aquilo, questionam. Por isso gosto muito dos debates aqui.
    Da mesma forma que vc, eu não consigo entender certas coisas, moralismos, por exemplo, como o Tony Souza citou aqui, algumas pessoas criticam o amigo evangélico dele por ser tatuador, que problema há nisso? Que problema há em se divertir, em beber, contanto que não exagere depois não pegue um carro e saia dirigindo por aí.
    Algumas pessoas me perguntaram já, conhecidos meus, à época que perdi meu bebê, se eu estava revoltada com Deus, eu sempre respondi que não, simplesmente pq eu não creio na existência Dele. Hj em dias as pessoas que me conhecem sabem minha posição. Pq isso vem desde que eu era criança, eu não conseguia crer. Foi difícil minha mãe aceitar isso, mesmo não sendo praticante, ela não aceitava, é difícil aceitarem isso, mas hj em dia ela respeita a minha posição e vice-versa.

    Abraços a todos.

  42. Kelly Cristina Leal 18/03/2011 at 8:16 pm #

    Oi Palewa. Então, sou atéia. Eu já fui católica, aliás, na verdade eu não era católica de verdade, no meu íntimo eu não era nem católica nem pertencente a religião alguma, pois eu me sentia “perdida” e eu frequentava a Igreja por causa da minha falecida tia que era católica fervorosa e então eu ia às missas com ela. Depois que voltei a morar com a minha mãe, aí eu parei de frequentar, até pq minha mãe era não praticante.
    Há 8 anos, eu engravidei e perdi o bebê, uma menina, eu então fiquei desnorteada, eu não conseguia nem chorar mas queria me apegar a alguma coisa, voltei pra católica, depois fui pra evangélica, “percorri” por religiões digamos assim. Sei lá, essa foi a minha forma de reagir à época. Enfim, depois eu começei a ver que eu não me encaixava em nenhuma delas e, da mesma forma que vc, eu li a bíblia, daí tudo me pareceu muito contraditório e pouco crível, então eu não consigo acreditar. Hoje isso da minha filha é bem superado pra mim, consigo canalizar isso bem e a Glória tb foi um grande exemplo pra mim.
    Isso não tem a ver com a perda do meu bebê, tipo, eu não acreditar em Deus, mas foi através disso que eu percorri religiões e depois começei a analisar a bíblia.
    Começei a questionar tb coisas do tipo, se cai um avião, uma pessoa sobrevive, dizem que foi Deus, então, pq Deus só salvou aquela pessoa, ele não ama a todos de forma igual??? Francamente não acredito na tão falada justiça divina.
    Todas as análises que vc fez e escreveu aqui, é exatamente o que penso.
    Respeito quem acredita, mas eu, diante das minhas conclusões, não creio mesmo e dificilmente haverá uma chance de mudar isso, crença é muito íntima, particular, tem que ser verdadeira, e a não acreditar tb. E eu não consigo acreditar. Não me sinto mal por isso, sou uma pessoa com defeitos, óbvio, mas procuro ser o melhor no dia a dia, ser legal e prestativa com meus colegas de trabalho, de faculdade, em casa. Então o que vale, como disso o Tony Souza aqui, citando o amigo dele, é como a pessoa é.
    Abração a todos do blog.

  43. Palewa Merçon 18/03/2011 at 5:57 pm #

    Pois é Tony, o que vale é ser uma pessoa do bem e justa. Só crenças não ajuda em nada, é preciso ter consciência, caráter forte, isso é o mais importante. E o que eu odeio não são as religiões, mas o fanatismo, o radicalismo, a cegueira da racionalidade, querer frear o pensamento crítico.
    Adoro budistas, no entanto também não sou budista. Mas leio bastante coisas sobre… sou karateca, meu sensei é japonês e budista. rsrsrs
    O seu amigo evangélico é um cristão saudável, não fanático. O que tem de errado no fato dele ser tatuador? Pq a igreja implica? Eu não consigo compreender esse conservadorismo… aff. Por isso abandonei religião e me “converti” ao ateísmo/agnosticismo. rsrsrs
    Eu estava de saco cheio de ter uma igreja me dizendo o que eu deveria fazer e o que eu não deveria fazer. Tirei um peso das costas quando deixei tudo isso de lado. E foi só eu ler a Bíblia toda, por mim mesma, para ter certeza que deveria abandonar tudo sem pensar duas vezes. Minha intenção aqui não é de forma alguma combater a Bíblia, ela é uma obra literária que merece todo o nosso respeito como patrimônio cultural da humanidade; o que eu combato é a atitude desonesta e covarde daqueles que se valem da ignorância alheia para impressionar e seduzir outras pessoas a uma fé que talvez não lhe seja vocativa. Meu compromisso é contra a mentira e a ignorância!
    Hoje em dia, eu prefiro aplicar minha inteligência em algo mais construtivo e confiante, não só em minha habilidade argumentativa, mas sim na simples auto evidência da “errância” bíblica quando forçada em questões científicas.
    Essas “soluções” bíblicas só satisfazem mesmo aos consevadores que já “solucionaram” sua racionalidade dentro do fanatismo religioso; porque os fundamentalistas só tem um único trabalho: ocultar e omitir a flagrante ingenuidade bíblica sobre a realidade da natureza, e distorcer e descontextualizar versículos… rsrsrs ;-P

    Abraço a todos.

  44. Tony Souza 18/03/2011 at 1:31 pm #

    Excelentes comentários das moças aqui abaixo, Palewa Merçon e Danielle Moura.
    Não tenho absolutamente nada contra religião alguma, sou budista mas tenho amigos católicos, evangélicos, tenho um colega de profissão tatuador que é evangélico, ele não fica tentando converter ninguém nem ser exemplo de perfeição e é muito criticado por alguns evangélicos por ser tatuador, mas outros nem ligam, agora ele é um cara totalmente do bem, generoso, solidário, isso é o que vale.
    Glória raramente entro por aqui, mas de vez enquando venho na expectativa de novidades no blog.

  45. Palewa Merçon 18/03/2011 at 1:46 am #

    Kelly, vc é atéia? Agnóstica? Ou vc tem alguma religião, mas não é praticante? Desculpe a curiosidade… rs
    É que já observei que vc questiona bastante essas coisas de “Deus”, igual a mim, que se interessa por esse assunto e que tem tanto senso crítico quanto eu… rs

  46. Kelly Cristina Leal 17/03/2011 at 6:35 pm #

    Palewa, ótimos os seus comentários, muito boa suas observações. Daniele Moura tb gostei muito do seu comentário. Palewa, eu vi seu blog com o material sobre o José Saramago, a respeito da bíblia, muito bom seu blog.

  47. Palewa Merçon 17/03/2011 at 5:08 pm #

    Continuando…

    O Deus da Bíblia também apresenta outras tendências sádicas com diversos outros métodos para atormentar o inocente. Ele abre a terra para soterrar famílias inteiras (Números 16:27-32); lança o fogo para a destruição das pessoas (Leviticos 10:1-2; Números 11:1-2); manda animais selvagens tais como ursos (Reis II 2:23-24), leões (Reis II 17:24-25), e serpentes (Números 21:6) sobre as pessoas; autoriza a escravidão (Leviticus 25:44-46); ordena a perseguição religiosa (Deuteronomio 13:12-16); causa o canibalismo ( Eu farei que eles devorem a carne de seus filhos e a carne de suas filhas – Jeremias 19:9); e exige o sacrifício de animais como meio de expiação dos pecados de seus proprietários (Exodus 29-36). Isso é justo? Não sei ler e interpretar mesmo? Aff né!
    Outra razão adicional pela qual eu rejeito a Bíblia é a de que ela contem muitos ensinamentos que são contrários ao que a ciência descobriu como sendo a estrutura física do mundo. Além disso, a Bíblia contradiz a ciência médica ao declarar que as doenças e outros males físicos resultam de agentes sobrenaturais, tais como atividades demoníacas, ao invés de causas físicas. Ao descrever as curas de Jesus, o Novo Testamento afirma que os seguintes fatos teriam sido produzidos por demônios: cegos (Mateus 12:22), mudos (Mateus 9:32-33), aleijado (Lucas 13:11,16), epilepsia (Mateus 17:14-18) e insanidade (Marcos 5:1-13). Martinho Lutero sempre atribuía sua própria doença à “praga do diabo” e ensinava que: “Satã produz todos os males que afligem a humanidade, pois ele é o príncipe da morte”.
    A Bíblia também contem versículos que mencionam dragões (Jeremias 51:34), Unicórnios (Isaías 34:7) e outros animais fabulosos (Isaías 11:8). Com base nestes versos, muitos naturalistas da Idade Média acreditavam que essas criaturas míticas de fato existiram.
    A Bíblia também não está cientificamente correta quanto diz que o morcego é um pássaro (Levíticos 11:13,19), que o coelho e a lebre ruminam (Levíticos 11:5-6), e que a semente de mostarda “é a menor de todas as sementes”(Mateus 13:32). Também é inconsistente com a ciência e de fato absurdo assegurar que Deus tenha confundido as línguas dos seres humanos por ele temer que os homens unidos pudessem construir uma torre alta o suficiente para atingir o Céu (Gênesis 11:1-9). Cometendo tantos erros sobre o universo observável, a Bíblia não pode ser considerada como um guia totalmente confiável quando trata de assuntos espirituais e questões de fundo ético.
    Mais uma razão para a rejeição da Bíblia é a de que ela contem afirmativas incorretas a respeito da história. As pesquisas de historiadores e outros estudiosos indicam que muitas afirmativas na Bíblia são historicamente incorretas.
    A respeito do Velho Testamento os historiadores determinaram que a história de um dilúvio universal não passa de um mito. Por exemplo, o Egito tinha uma próspera civilização muito antes do dilúvio bíblico de Noé e que nenhum dilúvio chegou a interrompe-la. O livro de Êxodos nos fala de uma fuga dos escravos israelitas do Egito mas os historiadores e os arqueólogos jamais conseguiram confirmar nada sobre esse fato. Nenhum registro egípcio se refere ao Moisés bíblico ou às pragas devastadoras que Deus supostamente teria infligido ao país ou à fuga dos escravos hebreus ou ao afogamento do exército egípcio. Os registros contidos nos monumentos egípcios demonstram que o faraó que reinava na época da suposta fuga dos judeus jamais se afogou no Mar Vermelho.
    O livro de Esther fala de como uma jovem judia foi escolhida pelo Rei persa Xerxes I para ser a rainha depois do rei ter se divorciado da rainha Vashti. Embora os historiadores saibam uma grande quantidade de fatos sobre Xerxes I, não há registro de que ele tivesse uma rainha judia chamada Esther ou de que tenha sido casado com Vashti. Além disso, o livro de Esther afirma que o império persa foi dividido em cento e vinte e sete províncias mas os historiadores nos dizem que nunca houve tal divisão do império. Também, ao contrário do que é dito no livro, Xerxes I não ordenou aos judeus em seu território que atacassem seus súditos persas.
    O livro de Daniel contem o relato de certos eventos que supostamente ocorreram durante a permanência dos judeus na Babilônia. No quinto capítulo do livro, somos informados de que o rei Nabucodonosor foi sucedido no trono pelo seu filho Belsasar. No entanto, os historiadores nos dizem que Belsazar não era filho de Nabucodonosor e nunca foi rei. O livro também nos fala de um “Dario, o Medo”, capturou a Babilônia no sexto século. A história nos diz que foi Ciro da Pérsia que tomou a Babilônia.
    Passando para o Novo Testamento, o segundo capítulo do livro de Lucas diz que, pouco antes do nascimento de Jesus, o imperador Augusto ordenara um censo a ser realizado em todo o mundo romano. Lucas nos diz que todas as pessoas tinham que viajar para a terra dos seus ancestrais com o objetivo de fazer esse censo. Ele indica que tal censo teria sido a razão que levou José e Maria a viajar de Nazaré até Belém, onde Jesus teria nascido. E tal censo jamais foi realizado na história do Império Romano. E é até ridículo se pensar que os romanos tão práticos fossem solicitar a milhões de pessoas a viajar distancias enormes até as cidades de seus já falecidos progenitores, meramente para assinar um formulário de registro.
    A Bíblia sustenta a idéia de que a história da raça humana, bem como a de todo o universo, se estende por um período relativamente curto de tempo, não mais do que alguns milhares de anos. De fato, considerando-se os ensinamentos bíblicos, tais como os de Lucas, capítulo 3, durante muitos séculos a posição Cristã ortodoxa era a de que toda a Criação ocorrera dentre 4 a 6 mil anos antes do nascimento de Cristo. A ciência apresenta hoje números bastante diferentes…
    O segundo capítulo do livro de Mateus diz que logo após o nascimento de Jesus, o rei Herodes teria ordenado o massacre de todos as crianças do sexo masculino até dois anos de idade em Belém e suas vizinhanças. No livro de Lucas, o qual contem a única outra história do nascimento de Jesus, não há qualquer menção de tal ordem tão cruel. Tal acontecimento não é também mencionado em nenhum dos registros da época. Então fica a impressão de que a história de Mateus foi inventada!
    Mateus 27:45 diz que enquanto Jesus estava na cruz, caiu sobre a terra uma escuridão que durou do meio-dia até as três horas da tarde. Mas, observadores romanos tais como Sêneca e Plínio embora tivessem descrito ocorrências muito menos significativas em regiões mais remotas, não fazem qualquer menção a esse fato em particular. Outro fato marcante, é que Josephus, o melhor historiador judeu do primeiro século, jamais disse nada sobre a vida e a morte de Jesus; nada sobre o infanticídio cometido por Herodes; nenhuma palavra sobre a estrela que apareceu nos céus quando do nascimento de Jesus; nada sobre a escuridão que se abateu sobre a terra; nada sobre a centena de túmulos que se abriram e da multidão de judeus que se levantaram dos mortos e visitaram a cidade sagrada. Na verdade, nenhum historiador da época jamais mencionou tais prodígios.
    Em resumo, os humanistas e eu rejeitamos a Bíblia porque ela contem contradições, crueldades, afirmativas completamente inconsistentes com as leis da natureza, afirmativas incorretas sobre a estrutura do mundo físico, profecias incorretas e diversos erros históricos. Outros problemas também poderiam ser citados, tais como não sabermos quem escreveu a maior parte de seus livros, o fato de que tenha sido escrita muitos anos depois da ocorrência dos fatos, suas muitas passagens obscenas, sua promessa de salvação para os ignorantes e os crédulos e a condenação à tortura eterna para os cépticos e os investigadores que proporcionaram infinitos benefícios à raça humana. Todos esses problemas e muitos outros constituem clara evidencia de que a Bíblia não é a palavra de Deus. Ao invés de ser infalível, a Bíblia tem é muitas afirmativas incorretas e ensinamentos imorais,mais do que na maioria de outros livros.
    Além disso, percebemos através da mídia que os versículos bíblicos ainda levam alguns cristãos a cometer atos bizarros e prejudiciais tais como não aceitar tratamento médico, tomar veneno, cortar as mãos ou os pés, violentamente tentar arrancar do corpo demônios, afastamento dos afazeres comuns ao nosso mundo, renúncia aos prazeres da vida e a expectativa de um final iminente do mundo. Por isso é uma loucura querer buscar na Bíblia as respostas para nossos problemas pessoais, sociais e políticos. Prefiro a abordagem científica para a solução de problemas. Tal abordagem envolve a confiança na observação, experiência, lógica e empatia do ser humano, muito mais do que uma cega aceitação de dogmas religiosos seculares. Para mim está bem claro que somos muito mais bem guiados pela razão e compaixão humana do que pelos ensinamentos da Bíblia.

  48. Palewa Merçon 17/03/2011 at 4:41 pm #

    Daniele Moura, os evangélicos são assim pq acham que a Bíblia tem que ser seguida à risca, mas claro, interpretando ela da maneira que seja mais conveniente para eles e distorcendo tudo quando eles próprios erram… rsrsrs
    Eu, depois que li a Bíblia toda, cheguei a essa conclusão: O fato da Bíblia apresentar contradições é uma das razões pelas quais considero o livro como sendo de autoridade não confiável. As contradições aparecem já no início, quando relatos sobre a criação do mundo são apresentados. Passando para o Novo Testamento, há contradições quanto à genealogia de Jesus da forma como é apresentada no primeiro capítulo de Mateus e a genealogia do terceiro capítulo de Lucas.
    A Bíblia descreve e aprova os mais ultrajantes atos de extrema crueldade e injustiça jamais imaginados. Um dos princípios do nosso sistema legal – e a base legal de todas as sociedades civilizadas – é a noção de que o sofrimento do inocente é a própria essência da injustiça. No entanto, na Bíblia, vemos que Deus repetidamente viola este fundamento de princípio moral causando sofrimento a numerosas pessoas e animais inocentes. Passagens de crueldade e injustiça praticados pelo Deus da Bíblia são vistos mesmo nos princípios básicos dos ensinamentos cristãos. E para os evangélicos, quando falo isso, é pq não sei interpretar o livro. Sou muito burra entao… rs
    Dentre os mais chocantes e violentos episódios estão aqueles nos quais Deus é descrito como tendo ordenado ou sancionado a decapitação de várias pessoas, incluindo-se crianças e idosos. Alguns exemplos: Em Samuel I 15:3, o profeta Samuel dá ao Rei Saul está ordem vinda do Senhor: “Vai pois agora e investe contra Amalec condena-o ao anátema com tudo o que lhe pertence, não tenhas piedade dele, mata homens, mulheres, crianças e recém-nascidos, bois e ovelhas, camelos e jumentos.” Ezequiel 9:4-7 apresenta a seguinte mensagem vinda de Deus: “Percorre a cidade, a saber Jerusalém e assinala com uma cruz a testa dos homens que estão gemendo e chorando por causa de todas as abominações que se fazem em nome dela”. Ouvi que dizia aos outros: “Percorrei a cidade atrás dele e feri. Não mostreis olhar de compaixão nem poupeis ninguém. Velhos, moços, virgens, crianças e mulheres, matai-os, entregai-os ao exterminador. Mas não toqueis nenhum daqueles que trouxer o sinal da cruz”.
    Em Números capítulo 31, o Senhor indica sua aprovação para a ordem dada por Moisés, nos versículos 17 e 18, no que diz respeito a maneira pela qual os soldados israelitas deveriam tratar mulheres e crianças capturadas na guerra: “Matai portanto todas as crianças do sexo masculino. Matai também todas as mulheres que conheceram varão, coabitando com ele. Não conserveis com vida senão as meninas que não coabitaram com homem e elas serão vossas.”
    Eu não sei interpretar isso? Ora! Está claro que tais versículos apresentam o Deus bíblico como tendo os mesmos escrúpulos morais de um assassino psicopata. Além de causar o sofrimento de inocentes, outro tipo de crueldade que a o Deus bíblico pratica é o de infligir castigos totalmente desproporcionais aos atos pelos quais tais castigos são aplicados. Em nosso sistema de direito atual, extrema desproporção dentre castigo e ato cometido é considerada uma violação dos direitos humanos. Alguns atos triviais são punidos com a pena de morte:
    No velho Testamento, o Senhor prescreve a execução como punição para o “crime” de se trabalhar nos sábados (Exodus 31:15); por adorar outros deuses (Deuterenômio 17:2-5); por ser um bruxo, médium ou mago (Exodus 22:18, Levíticos 20:27); por envolver-se em atos homossexuais (Levíticos 13:6-10) e não ser virgem no dia do casamento (Deuteronomio 22: 20-21). Certamente, pedir a pena de morte para tais atos é rejeitar a noção de que a severidade de um castigo deve manter alguma proporção com a ofensa praticada.
    No Novo Testamento, o Deus bíblico em nada melhorou no que diz respeito à aplicação de penas severas, aumentando inclusive a sua rigidez. É difícil imaginar alguma coisa mais cruel e desproporcional do que condenar os homens ao inferno e à tortura eterna pela simples descrença de que o filho de Deus tenha nascido de uma virgem há cerca de dois mil anos atrás, que tenha transformado água em vinho, expulsado demônios das pessoas, andado sobre as águas, que tenha sido morto pela instigação do próprio povo escolhido de Deus e que depois ressuscitou dos mortos.
    A recusa em acreditar nessa história faz com que o Deus bíblico prometa castigar os infiéis com os castigos mais horríveis que possam ser imaginados.
    Um dos grandes problemas com a violência e a injustiça da Bíblia é que freqüentemente o seu exemplo tem estimulado e tem sido usado para justificar atos de crueldade de seus seguidores. “A crença em um deus cruel faz um homem cruel”. Durante a Idade Média houve mais crueldade e tortura na Europa Cristã do que em qualquer outra civilização na história. E a doutrina cristã de castigo eterno foi uma das principais causas da extraordinária ocorrência de tortura na Europa medieval. A justificativa lógica para a tortura era a de que se era natural acreditar que Deus punia os homens com o tormento eterno, certamente estaria certo se os homens punissem outros homens com doses menores desse tormento por uma causa justa.
    Alguns exemplos históricos de violência e atos de injustiça incitados ou apoiados pela Bíblia seriam a Inquisição, as Cruzadas, a queima de “bruxas”, as guerras religiosas na Europa, as perseguições aos Judeus, a perseguição aos homossexuais, a conversão forçada de pessoas na Europa e nas Américas, a escravidão de negros, índios e orientais, o castigo em crianças, o tratamento brutal aos mentalmente perturbados, o extermínio de cientistas e pesquisadores, o uso da tortura nos interrogatórios criminais, o chicoteamento, a mutilação e a execução violenta de pessoas condenadas por algum crime. Tais atos foram parte integrante de um mundo cristão por centenas de anos. A Bíblia é uma história de perversidade que tem servido para corromper e brutalizar a humanidade; e, no que me diz respeito, eu sinceramente a detesto assim como detesto tudo que seja cruel!

  49. Palewa Merçon 17/03/2011 at 4:27 pm #

    Daniele Moura, adorei seu comentário falando dos evangélicos. A maioria deles (não podemos generalizar) pregam não só que as outras religiões estão erradas, mas que pessoas como eu (que sou atéia agnóstica) são “anátemas” (malditas). Como se o fato de eu não seguir religião alguma e não crer em deuses, me fizesse ser uma pessoa sem caráter ou como se eu fosse teleguiada por Satanás. Se eu não creio em Deus, obviamente também não creio no Diabo. Então, como eu teria parte com ele? (rs) Além do mais, religião não define caráter e vc mesma aí cita bons exemplos de “cristãos” que desobedecem descaradamente os tais 10 mandamentos… e isso é uma questão de ter ou não um bom caráter e ter tido ou não uma boa educação, não de crenças ou descrenças.
    Eu virei agnóstica após ler a Bíblia toda. A maioria dos cristãos que pregam a Bíblia como a única verdade de Deus, não leram o livro todo de Gênesis a Apocalipse. É fato! Eles se deixam guiar integralmente pelas palavras pregadas nas igrejas por padres e pastores, não buscam conhecimento por si mesmos, freiam os questionamentos e pensamento crítico. Tudo funciona na base do “cala a boca e aceite com fé”, “não julgue, só Deus pode fazer isso”… e com isso, os maus como o Guilherme vão conseguindo espaço dentro dessas igrejas… é bem conveniente para o assassino estar na igreja evangélica. Ah, e como! Eu não sou contra religião, sou contra fanatismo! Sou contra teorias falaciosas! Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos…
    Eu se fosse me converter algum dia, seria Kardecista ou Budista e minhas razões estão expostas aqui:

    http://palewa.blogspot.com/2011/02/adoro-quem-tem-coragem-de-falar-o-que.html

  50. Lucas Albertini 17/03/2011 at 2:20 pm #

    Também fiquei muito impressionado e chocado com esses casos citados pela Irene. Faz pensar que realmente não estamos livres de nada mesmo, e mesmo estando “na nossa” podemos estar na mira de algum psicopata, mesmo que não seja necessariamente para matar.

Leave a Reply

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes